Imagem capa - Padrinhos & Madrinhas não são enfeites de altar.  por Sidnei Rodrigues Fotografias
Casamento

Padrinhos & Madrinhas não são enfeites de altar.

Padrinhos & Madrinhas


Na Idade Média, surgiu a tradição da noiva ficar do lado esquerdo e o noivo do lado direito na cerimônia religiosa porque se alguém quisesse roubá-la ele empunharia a espada com rapidez e a defenderia, já que a espada ficava do lado direito do cavalheiro. Para que o noivo não ficasse tenso com a possibilidade de haver o roubo da sua noiva, surgiu a figura do padrinho que, nada mais era, do que um guerreiro de confiança do noivo que iria defendê-lo se necessário. A madrinha era a dama de honra da noiva que ficava ao seu lado para auxiliá-la com o vestido, o cabelo e a maquiagem.


Para os brasileiros, tudo começou no Concílio de trento. Nesta ocasião, o clero se reuniu para emitir inúmeros decretos dogmáticos sobre a fé e a disciplina da Igreja Católica e, entre outras coisas, criaram o sacramento do matrimônio.


Antes disso, duas pessoas poderiam se considerar casadas se fizessem os seus votos entre quatro paredes, sem que mais ninguém presenciasse o momento. Mas o Concílio de Trento determinou que um casamento só se tornaria oficial se fosse celebrado por um pároco e contasse com a presença de duas testemunhas.


Com o tempo, a figura do padrinho e da madrinha foi mudando. Quando os casamentos eram arranjados, os padrinhos e madrinhas eram determinados pelas famílias que escolhiam um casal para o lado do noivo e um casal para o lado da noiva.


O número de padrinhos a ser escolhido não segue uma regra. Depende do gosto do casal e de quantas pessoas eles querem que ajudem.


O papel dos padrinhos num casamento é especial, uma honra. Os noivos devem fazer o convite para quem goste muito e que é importante, tanto na vida da noiva ou do noivo, como na do casal.


Funções dos Padrinhos e Madrinhas:

Padrinhos:

Os padrinhos têm como função ajudar a orientar os recém-casados, na vida e na organização e preparação do casamento.

O Padrinho poderá ajudar na escolha do traje do noivo;

Prestar qualquer tipo de ajuda ao noivo, antes e durante a cerimônia;

Organizar a despedida de solteiro;


Madrinhas:

Ajuda na escolha do vestido da noiva;

Auxilia a noiva no planejamento do casamento;

Organiza a despedida de solteira, o chá de panela ou lingerie;

No dia do casamento ajuda a noiva a se preparar;

Durante a cerimônia deve estar atenta à noiva, de modo a ajudar a ajeitar o vestido, a maquiagem ou penteado;

Durante a cerimônia religiosa ou civil a madrinha é responsável pelo bouquet da noiva.