Imagem capa - As noivas deveriam agradecer ao romantismo do Arquiduque Maximiliano por Sidnei Rodrigues Fotografias
Casamento

As noivas deveriam agradecer ao romantismo do Arquiduque Maximiliano

Ei, noiva! Você ganhou um anel de noivado quando foi feito o pedido de casamento? Eu espero que sim, por que que mulher não gosta de ganhar uma jóia, não é mesmo? 

O anel de noivado nada mais é do que um símbolo que representa o compromisso da mulher com seu parceiro, dado pelo homem que tem interesse de se casar com ela.


O primeiro registro histórico é de 1477, quando o Arquiduque Maximiliano da Áustria pediu a mão da Duquesa de Borgonha com um anel cravado com pequenos pedaços de diamantes que formavam a letra “M”, desde então, presentear a noiva com uma jóia virou tradição entre os membros da realeza.

Entre os séculos 15 e 17, os anéis de noivado traziam uma mensagem de amor, geralmente escritas no lado de fora, são os famosos anéis Poesie, muito conhecidos especialmente na França e na Inglaterra. Até o século 19, os anéis de noivado ganharam novas versões com pedras preciosas como rubis e diamantes, que eram tidos como os maiores símbolos do amor, cujas gemas eram lapidadas em forma de coração.


Mas foi em 1886 que a famosa joalheria Tiffany & Co consagrou o modelo solitário como o favorito das noivas para pedidos de casamento com a caixinha azul da marca.

Quando os anéis de noivado começaram a se popularizar, eles eram usados não só como símbolo de amor, mas como garantia financeira. especialmente nos Estados Unidos e em países da Europa, surgiu o conceito de que o valor da joia deveria ser equivalente a um ou dois salários do noivo, com o anel de noivado o homem demonstrava para a família de sua futura esposa, que ele seria capaz de sustentá-la. Além disso, do ponto de vista da mulher, o anel era uma segurança, pois garantia que o homem honraria com sua promessa de casamento.

Mas afinal, qual é a diferença do anel de noivado e as alianças de noivado? Na verdade, não há grande diferença mesmo. 



Anel de noivado é a jóia que o noivo da para a noiva no pedido de casamento. Já as alianças de noivado são usadas pelo casal durante o planejamento do casamento. 



Vale lembrar que a aliança é usada no dedo anelar da mão direita, enquanto o anel de noivado é usado no dedo anelar da mão esquerda e futuramente pode ser usado junto com a aliança depois do casamento.