Da série: costumes e tradições que seguimos e não sabemos o por quê.

2min de leitura

Que casal não quer fazer aquela viagem incrível depois do casamento? Mas afinal, por que os casais viajam após o casamento e por que chamamos essa viagem de lua de mel?

Primeiramente, você sabe qual é a diferença entre lua de mel e noite de núpcias? É simples.

Lua de mel é o período de celebração privada que sucede ao casamento, apenas entre o casal. A noite de núpcias é somente a noite seguinte a realização da cerimônia de casamento do casal.

Como em outras tradições milenares, não se sabe ao certo a origem e há várias versões e significados para esse termo. Vejamos algumas delas.

A versão mais antiga é de dois mil anos antes de cristo, na Babilônia, onde normalmente o pai da noiva oferecia ao genro hidromel (uma bebida alcóolica adocicada a base de mel), para ser consumido nos 30 dias imediatos ao casamento, para desejar sorte e fertilidade. 

Já na Roma Antiga, era a mãe que dava mel ao casal todas as noites durante o primeiro mês de casados. Isso para ajudar na concepção, pois o mel representava a fertilidade por ter propriedades afrodisíacas.

Outra versão afirma que entre os povos germânicos, era costume casar na lua nova, e os noivos levavam hidromel, para beber ao luar.

Enquanto na Idade Média da Alemanha, os casamentos costumavam ser realizados somente em noites de lua cheia e os casais bebiam hidromel durante os trinta dias após a cerimônia para trazer felicidade e gerar filhos. 

Agora a história mais diferente diz que na Grã-Bretanha do século XIX, a lua de mel não era algo íntimo do casal, mas uma viagem que os noivos faziam para visitar os familiares e os amigos que não puderam comparecer ao casamento. Talvez essas viagens não tenham sido tão divertidas para os casais, mas deram margem para que a lua de mel se tornasse sinônimo de viagem e se transformasse no que é atualmente.

Bom, mesmo sendo histórias diferentes a base é a mesma, além da contagem do primeiro mês de casados serem feitas pelo calendário lunar, o nome poderia vir de casarem na lua nova ou lua cheia. 

E já o mel se encontra em todas as histórias, o casal bebia para ter fertilidade para conceber filhos. 

Apesar do nome, a versão atual da lua de mel é bem melhor né?!

Sabe aquela pessoa que adora curiosidades e descobrir coisas novas? Manda esse post pra ela e pergunte se ela já sabia da origem da lua da mel.

Da série: costumes e tradições que seguimos e não sabemos o por quê.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento casamento do ano costumes milenares enfim casados honey moon just maried lua de mel lua de mel no brasil noivas 2019 noivas 2020 recém casados tradição de casamento

Quem viu também curtiu

Padrinhos & Madrinhas não são enfeites de altar.

História do bem casado

Dicas de livros para o casamento.