Imagem capa - Da série: costumes e tradições que seguimos e não sabemos o por quê. por Sidnei Rodrigues Fotografias
Casamento

Da série: costumes e tradições que seguimos e não sabemos o por quê.

Que casal não quer fazer aquela viagem incrível depois do casamento? Mas afinal, por que os casais viajam após o casamento e por que chamamos essa viagem de lua de mel?

Primeiramente, você sabe qual é a diferença entre lua de mel e noite de núpcias? É simples.

Lua de mel é o período de celebração privada que sucede ao casamento, apenas entre o casal. A noite de núpcias é somente a noite seguinte a realização da cerimônia de casamento do casal.




Como em outras tradições milenares, não se sabe ao certo a origem e há várias versões e significados para esse termo. Vejamos algumas delas.


A versão mais antiga é de dois mil anos antes de cristo, na Babilônia, onde normalmente o pai da noiva oferecia ao genro hidromel (uma bebida alcóolica adocicada a base de mel), para ser consumido nos 30 dias imediatos ao casamento, para desejar sorte e fertilidade. 


Já na Roma Antiga, era a mãe que dava mel ao casal todas as noites durante o primeiro mês de casados. Isso para ajudar na concepção, pois o mel representava a fertilidade por ter propriedades afrodisíacas.


Outra versão afirma que entre os povos germânicos, era costume casar na lua nova, e os noivos levavam hidromel, para beber ao luar.


Enquanto na Idade Média da Alemanha, os casamentos costumavam ser realizados somente em noites de lua cheia e os casais bebiam hidromel durante os trinta dias após a cerimônia para trazer felicidade e gerar filhos. 




Agora a história mais diferente diz que na Grã-Bretanha do século XIX, a lua de mel não era algo íntimo do casal, mas uma viagem que os noivos faziam para visitar os familiares e os amigos que não puderam comparecer ao casamento. Talvez essas viagens não tenham sido tão divertidas para os casais, mas deram margem para que a lua de mel se tornasse sinônimo de viagem e se transformasse no que é atualmente.


Bom, mesmo sendo histórias diferentes a base é a mesma, além da contagem do primeiro mês de casados serem feitas pelo calendário lunar, o nome poderia vir de casarem na lua nova ou lua cheia. 

E já o mel se encontra em todas as histórias, o casal bebia para ter fertilidade para conceber filhos. 

 




Apesar do nome, a versão atual da lua de mel é bem melhor né?!

Sabe aquela pessoa que adora curiosidades e descobrir coisas novas? Manda esse post pra ela e pergunte se ela já sabia da origem da lua da mel.