Imagem capa - Onde fazer a minha cerimônia de casamento? por Sidnei Rodrigues Fotografias
Casamento

Onde fazer a minha cerimônia de casamento?

Uma das primeiras dúvidas que surge quando os noivos começam os preparativos para o casamento é: “É melhor fazer a cerimônia na igreja ou no salão?”

E realmente é algo para se pensar, pois a cerimônia é o momento mais importante de um casamento, e há vários pequenos fatores que podem influenciar na escolha.  

Vejamos então 4 pontos para te ajudarem a decidir se a cerimônia religiosa será na Igreja ou no Salão de Festas. 




1) Para casamento com cerimônia religiosa, há duas opções, fazer na igreja ou no salão de festas. 

Geralmente os buffets oferecem 5 horas de festa, o que não é o suficiente para fazer a cerimônia mais a festa, pois a cerimônia sempre acaba atrasando um pouquinho mesmo com muito planejamento e avisos. A cerimônia também tende a ser extensa, sendo a entrada de todo o cortejo, mais a parte religiosa, e então os cumprimentos dos padrinhos, e tudo isso tem uma média de pelo menos 1 hora de duração. 

Alguns buffets oferecem mais 1 hora de festa quando há cerimônia no local, o que seria o ideal. Se não for o caso, e você ainda preferir fazer a cerimônia no salão, recomendo que então faça a contratação da hora adicional, assim você não corre o risco de perder tempo de festa.



2) Outro ponto importante a ser analisado é quanto ao deslocamento. Dificilmente a sua igreja dos sonhos será perto do seu buffet dos sonhos. Então os convidados vão até à igreja, assistem a cerimônia, depois vão até o buffet, tudo isso gera um pequeno desgaste. 

Bom, se a igreja e o buffet forem próximos é uma grande vantagem, mas outra maior ainda é quando seus convidados não precisam fazer esse deslocamento, no máximo sair de uma sala para outra, sem falar que alguns buffets oferecem coqueteis e petiscos antes da cerimônia, e tudo isso gera um conforto muito maior para seus convidados.



3) Seja qual for o local da cerimônia, você precisará se preocupar com a decoração. Na maioria dos buffets você consegue contratar a decoração própria para cerimonial. Já na igreja você precisaria ver isso por fora, com outros fornecedores. De qualquer forma há um gasto em ambas situações.



4) Quando a cerimônia acaba na igreja, os convidados saem e vão até o local da festa, assim você tem o espaço livre para uma sessão de fotos internas e externas e depois vocês farão mais fotos no salão. Ou seja, terão 2 cenários para fotos, o que é incrível.

Já no buffet, depende muito da estrutura do local. Em alguns casos você tem sim 2 ambientes separados para cerimônia e festa, o que é uma grande vantagem. Mas, se não for o caso, você terá menos opções de fotos, e ainda pode haver um desconforto para os convidados enquanto a equipe desmonta a decoração do  cerimonial.



No ponto 1 eu falei que 5 horas de evento não são suficientes para fazer a cerimônia mais a festa, afinal, além da cerimônia há muito mais a ser feito em um casamento. Nesse e-book gratuito que fizemos, eu explico todo o passo a passo a ser feito em um casamento além da cerimônia, clique para baixá-lo.




Espero que agora tenha ficado mais fácil para você analisar quais os prós e contras que precisa analisar para escolher onde será a cerimônia.

Se você usou algum outro critério para fazer essa análise, compartilha com a gente, é só deixar aqui em baixo nos comentários.